sábado, 22 de janeiro de 2011

Doce de batata doce ( tipo marrom glacê)

Quando eu era criança, meu pai, depois do trabalho, sempre trazia para casa uma lata de doce "marrom Glace" . Meus irmãos e eu adorávamos. Hoje, já não encontro mais esse doce para comprar. Eu me contento com essa receita que eu mesma faço.


Ingredientes: 
  • 2 ½ xícaras de batata doce cozida e amassada;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 2 xícaras de chá  leite morno. 
Modo de Fazer:

Cozinhar a batata. Descascar e amassar com garfo, ainda quente. Levar ao liquidificador o leite com um pouco de batata, e ir acrescentando mais batata, aos poucos, batendo, até que a pá não rode mais. Se sobrar batata amassada que não foi liquidificada, passe-a numa peneira e junte-a à massa liquidificada. Leve ao fogo, sem o açúcar, mexendo sempre,  por 12 minutos. Abaixe o fogo, adicione o açúcar e continue mexendo até que se desprenda do fundo da panela (aproximadamente 15 minutos). Coloque o doce em uma vasilha (de vidro ou plástico)  redonda e molhada. Deixe esfriar e desenforme.

Se quiser o doce para comer com colher, acrescente  mais leite e coco ralado aos ingredientes e cozinhe por menos tempo.  Conserve em geladeira.

5 comentários:

  1. Bom mesmo é com batata doce roxa,mas infelizmente não se encontra mais
    Eu coloco baunilha
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente fica mto bom com a batata roxa. Vou experimentar colocar a baunilha. Deve ficar bom mesmo. Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Esse doce Marrom Glacê ainda existe, tem em lata e em bloco, eu ainda compro quando estou com saldades da minha avó, ela adorava, de uma olhada nos links:
    http://www.quero.com.br/doces-amidos/marrom-glace.htm
    http://www.visaliamarket.com/predilecta/117
    http://www.visaliamarket.com/wp-content/uploads/2011/11/marrom_glace_bloco.jpg
    http://www.visaliamarket.com/wp-content/uploads/2011/11/marrom_glace_lata.jpg
    http://www.predilecta.com.br/site/interna.php?id=19&linha=36&mercado=I
    É só procurarem por alguma destas marcas, que vcs podem achar esse maravilhoso doce em supermercados.

    Mesmo assim adorei a sua receita de Marrom Glacê Caseiro, vou ver se faço aqui em casa só para poder me empanturar de tanto comer.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. como não se encontra batata doce roxa???? Eu só compro dela, em qualquer mercado, aqui na minha cidade..... (Ribeirão Preto) Estou com mais de um quilo de batata doce roxa aqui em casa, por isso que estou na internet, prá poder achar uma receita com este tubérculo delicioso.... e vou fazer essa receita.

    ResponderExcluir
  5. aqui na minha cidade eu encontro nos super mercados... de marcas variadas. a batata roxa nao é dificil de encontrar qualquer mercado vende.

    ResponderExcluir