quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Conserva e refogado de broto de bambu

Coleta
Nós temos a prática de usar o bambu que tem a coloração verde, muito comum em Minas Gerais, conforme fotos desta postagem, que se mostra adequado para as receitas aqui apresentadas.
A coleta é simples e pode ser feita sem o auxílio de qualquer ferramenta, bastando dobrar o broto até que se quebre rente ao chão.
Feixe de brotos de bambu
Na coleta, dê preferencia aos brotos menores até no máximo 80 cm de altura. Quanto menor o tamanho do broto, maior o aproveitamento. Só se aproveita a parte mais clara e macia que se torna mais escassa nos gomos mais distantes da base, ou do solo.
Seleção da parte boa para uso culinário
Toda parte branca e macia pode ser aproveitada. Normalmente estas partes são encontradas próximas dos nódulos dos gomos, na parte de baixo. Para retirar estas partes, primeiro descasque o bambu usando uma faca grande. Depois corte os tubos brancos e macios (o processo pode ser visto no vídeo abaixo).  

Como tirar o gosto amargo do bambu
Aferventando em 3 a 5 águas, dependendo do tamanho dos cortes, sendo que os pedaços maiores exigem mais fervuras para ficarem macios e menos amargos. Isso deve ser feito assim: Coloque os brotos já cortados em uma panela com água fervendo. Deixe ferver por alguns minutos. Enquanto eles são aferventados, coloque outra vasilha com água para esquentar. Escorra-os. Coloque a outra água quente sobre eles, e deixe ferver novamente. Repita este procedimento e prove-os para verificar se amargo acabou. Na última água, quando não houver mais o amargo, deixe cozinhar até que fique macio. Escorra e prepare-os a seu gosto.

Preparo do Broto para refogado
Broto de bambu com frango desfiado
Para fazer o refogado com frango, a parte branca deve ser cortado em rodelas finas o que facilitará o processo acima descrito, com redução das repetições das fervuras de retirada do gosto amargo.
Modo de fazer refogado de bambu com Frango
Refogue o broto depois de cozido em óleo e alho. Junte-o ao frango ensopado em pedaços já preparado e deixe cozinhar mais um pouco para pegar sabor. Depois de pronto salpique cebolinha.
·         Se houver sobras, ela poderá ser usada para fazer tortas e empadão.

Preparo do broto para conservas
No caso da conserva, devemos cortá-lo em rodelas maiores, o que eleva o número de repetições das fervuras para retirada do amargo.
Modo de fazer a conserva de bambu
Ferva 1 copo de vinagre de vinho branco com 1 copo de água e 1 colher de sopa de sal. Adicione os pedaços de broto já aferventados e sem amargo. Deixe ferver por aproximadamente 3 minutos. Coloque os brotos emersos nessa solução (ainda quentes) dentro de um vidro esterilizado, com tampa. O líquido deverá cobrir os brotos.
Coloque o vidro dentro de uma panela com água quente, e deixe ferver por mais uns 10 a 15 minutos. Dessa forma o broto se conservará por meses, até que o vidro seja aberto.
Observação: Uma vez aberto o vidro, devemos usar sempre uma colher de plástico para retirar o broto, para que a conserva não se estrague. Não a contamine com colher suja.



Aprenda a colher broto de bambu

6 comentários:

  1. Parabéns Mazé pelo deleite degustativo, com entradas, prato principal e sobremesas de comer "de joelhos"...Você está contudo!Que 2011 possamos usufruir das suas "dicas" tão preciosas...Lízia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lizia. Pode aguardar. Estarei sempre postando receitas novas.Espero corresponder às suas expectativas. Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Olá, realmente o broto do bambú é maravilhoso, sempre como um pastelzinho com recheio de broto de bambu lá em LUMIAR, no barzinho do Sr. Laerte na cachoeira chamada Poço Belo, é imposivel comer sómente um, é delicioso.

    ResponderExcluir
  4. Helena, veja também a receita de torta de broto de bambú. Abraços: Mazé

    ResponderExcluir
  5. estou numa duvida enooooorme aquele bambu mais grosso verde pode fazer tambem e o amarelo, pois seu broto e verde, ou tem que ser este ai mesmo

    ResponderExcluir
  6. Já experimentei uma outra variedade que eu não saberia descrever. Deu certo. O sabor e a forma de fazer foi igual.Experimente e verifique. Bjs

    ResponderExcluir